Primeiro imóvel: por onde começar

27.Setembro.2018

Um lugar para descansar, receber os amigos e ficar com a família. Você sonha com isso? Pois saiba que transformar o sonho da casa própria em realidade é possível, basta se planejar.

É normal se sentir perdido na hora de dar o pontapé inicial. Mas calma! Temos dicas para te orientar nesse momento crucial do seu planejamento.

ORGANIZAÇÃO É A CHAVE

Um bom planejamento financeiro só ocorre por meio de organização. Por isso, adote uma planilha e registre as entradas e saídas de dinheiro de cada mês, incluindo contas fixas e consumos variáveis. Essa é a melhor maneira de ficar ciente sobre seus gastos. Assim, você sabe exatamente o que deve ser priorizado e o que pode ser cortado. Aplicativos de controle financeiro (como o GuiaBolso ou o Wisecash) também podem ser muito úteis para essa função.

Além disso, é sempre possível tomar algumas ações para ajustar o orçamento, como comparar preços no supermercado e ficar atento para a economia dentro de casa, com as contas de água, luz, internet e telefone.

PENSE NOS EXTRAS

Lembre-se de incluir no seu planejamento alguns custos que você terá depois que adquirir a casa própria, como documentação e escritura, além de condomínio e IPTU.

Outro ponto que não poderá faltar no seu tão sonhado lar é a decoração. Guarde uma graninha para começar a comprar eletrodomésticos e itens decorativos. Afinal, você vai querer deixar seu cantinho com a sua cara. Mas lembre-se de não ter pressa. Equipar uma casa requer tempo e paciência. Cada novo item é motivo pra comemorar! 

REALIZAR SEU SONHO É POSSÍVEL

Financiar um imóvel exige pé no chão e planejamento, mas isso não significa viver no limite. Com a ajuda de nossos corretores, você pode fazer um plano de financiamento que não compromete seus momentos de lazer.

Você tem uma quantia guardada em poupança, por exemplo? Ela pode ser usada na entrada do seu imóvel, amortizando as prestações. Além disso, o seu Fundo de Garantia (FGTS) também pode ser utilizado durante o financiamento. Mas mesmo sem contar com essa grana extra, é possível fazer um financiamento que se adeque à sua realidade.

Por isso, a nossa melhor dica é: procure os nossos corretores pelo chat online aqui no site ou visite o estande de vendas mais próximo de você. Eles estão preparados para te ajudar a fazer um planejamento realista para você realizar o seu grande sonho