Você já começou seu planejamento financeiro de 2019?

25.Janeiro.2019

Ter um planejamento financeiro é essencial para quem quer um 2019 melhor. Seja para realizar o grande sonho de comprar seu imóvel ou para viver um ano com tranquilidade, tendo dinheiro para os seus gastos fixos e ainda investir em reformas, decoração e lazer. Por isso, preparamos essas dicas para ajudar você a se organizar.

Conheça seus gastos

O primeiro passo para um planejamento financeiro bem-sucedido é conhecer bem os gastos. Para isso, por um período mínimo de um mês, liste todos os valores pagos, sejam fixos ou variáveis, por categorias. Exemplo: moradia, transporte, alimentação, supermercado, lazer e vestuário. Para esse controle, você pode usar uma planilha (com acesso online, para poder editar de qualquer lugar) ou aplicativos que ajudam nas finanças.
Mas tem que anotar tudo mesmo: até o cafezinho da tarde, independente de ser débito, dinheiro ou crédito. Passado esse período, você saberá que tipo de despesa está excessiva e pode ser cortada.

Controle é fundamental

Uma das grandes dicas para economizar é controle. Nesse sentido, o cartão de crédito pode ser um de seus grandes inimigos. Quando você vê, sua fatura já fechou com o dobro do valor que imaginava.
No entanto, pagar no crédito pode te dar vantagens como milhas ou pontos que podem ser trocados por prêmios. Caso prefira esse tipo de pagamento, instale o aplicativo do seu cartão no celular para ir acompanhando o valor da fatura em tempo real, sem sustos no fim do mês.
Outra dica importante é não se comprometer com compras parceladas que fujam do seu orçamento. Coloque o valor no seu planejamento, considerando o tempo que levará para ser totalmente quitado, para ter certeza se pode arcar com a aquisição.

Estabeleça metas e planos

Tendo tudo isso em mente, comece a estabelecer metas, como gastar no máximo R$ X em transporte, ou reduzir 20% o valor da fatura do cartão de crédito. Nas metas, você já pode começar a traçar os seus sonhos. Se você precisa juntar uma determinada quantia para fazer uma reforma em um ano, por exemplo, calcule quanto você precisa guardar por mês e deposite esse valor na poupança assim que receber o seu salário.

Considere um financiamento para realizar seu sonho

Caso o sonho seja comprar o seu primeiro imóvel e dar adeus ao aluguel, a BRZ pode te ajudar. É possível encaixar o financiamento de forma que não comprometa o orçamento que você estabeleceu.
Depois de tanta economia, qual recompensa pode ser melhor do que desfrutar da piscina do seu condomínio e morar no apartamento que é todo seu?
Converse com os nossos corretores no chat online e saiba mais.