Preencha seus dados e seja
direcionado para o whatsapp

Obrigado, redirecionando para o whatsapp...
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Primeiro apartamento: como economizar para realizar esse sonho?

Eliminar pequenos gastos pode trazer um fôlego financeiro para ajudar a pagar as prestações iniciais do seu ap.
Postado em
20/9/2023
|
Atualizado em
20/9/2023

Quem está se preparando para comprar o primeiro apartamento, deve elaborar um planejamento financeiro consistente antes de fechar qualquer negócio. Como a compra do primeiro apartamento representa o início de um compromisso financeiro de muitos anos, organizar o orçamento doméstico se torna essencial.

Se durante a estruturação do seu planejamento financeiro você perceber que está difícil fechar as contas no fim do mês ou se o salário parece não ser suficiente para cobrir todas as despesas, talvez seja hora de eliminar alguns gastos supérfluos para trazer um fôlego financeiro para a família e, assim, pagar o seu financiamento imobiliário com mais tranquilidade.

Para dar esse importante passo de aquisição do apartamento próprio, você vai precisar estar atento aos seus hábitos de consumo, pois eles podem ser parte do problema. Os gastos não essenciais e as compras por impulso podem comprometer a sua saúde financeira de forma sutil e sem que você perceba. Pode ser um sapato que você viu na loja ou aquele cafezinho no fim do expediente de trabalho: pequenas despesas que, acumuladas mês a mês, acabam impactando o orçamento e até gerando um endividamento.

Neste post, vamos mostrar como evitar os gastos supérfluos ao máximo, além de indicar algumas ações simples para você realizar as suas compras de forma mais estratégica e consciente. Vem conferir!

Evite as compras por impulso

Será que você precisa mesmo do tênis da nova coleção, do smartphone de última geração ou do carro do ano? As marcas sempre se aproveitam dos lançamentos para elevar nas alturas o preço de produtos e serviços. Por isso, fique atento e pense duas vezes antes de comprar por impulso o seu sonho de consumo.

Não é que você precise abrir mão dele, mas reflita sobre o melhor momento para a aquisição. O simples fato de aguardar algumas semanas para realizar a compra já pode representar uma economia significativa. É assim com os eletrônicos, por exemplo, que ficam de 10% a 20% mais baratos nas semanas seguintes ao lançamento. Respire fundo, mantenha a calma, monitore o preço do produto que você deseja pela internet e espere a hora certa de realizar a sua compra. Vai valer a pena!

Economize com as refeições diárias

O almoço no quilo perto do trabalho pode ser mais prático no dia a dia, mas representa um impacto significativo no orçamento doméstico. Avalie a possibilidade de organizar-se parapreparar as suas refeições em casa mesmo e levá-las para o trabalho. É uma solução que, além de trazer economia, vai contribuir para uma alimentação mais saudável, com escolhas mais assertivas. Faça as contas na ponta do lápis e veja o quanto você tem a ganhar com a mudança! E a preparação das refeições pode ser mais simples do que você imagina: reserve um horário no fim de semana para preparar as marmitas da semana e envolva toda a família na tarefa.

Evite o desperdício

Se o seu dinheiro não está sendo usado para adquirir um bem, ter acesso a um bom serviço ou realizar um desejo, desconfie! Fique ligado para onde os seus recursos estão sendo direcionados e identifique os pontos de desperdício. Algumas ações simples podem ajudar, como por exemplo, trocar lâmpadas da casa por modelos mais econômicos; fazer uso consciente de água e luz e avaliar a substituição de eletrodomésticos ultrapassados por versões mais eficientes.

Diversifique os momentos de lazer

Investimento em lazer, descanso e entretenimento em família nunca deve ser excluído do seu orçamento, mas precisa ser aplicado com racionalidade. Uma alternativa interessante, principalmente para quem tem filhos, é dar preferência para programações gratuitas, como museus, parques, eventos culturais em espaços públicos ou apresentações com preços populares.

Leve mais e pague menos

Se possível, concentre suas compras de mercado em um único momento no mês para evitar despesas desnecessárias. Afinal, quanto mais vezes você for ao supermercado, mais chances você tem de comprar itens que não são realmente importantes para a rotina da família. Para economizar, vale ainda participar de grupos de compra coletiva, assim você tem mais barganha para negociar prazo e preço. Um exemplo muito comum é na hora de comprar o material escolar dos filhos: una-se a outros pais para conseguir condições melhores com os fornecedores.

Reduza custos com transporte

Despesas com deslocamento têm uma participação significativa no orçamento da família. Análise a rotina dos membros da família e veja se é possível fazer ajustes de horários para reduzir os trajetos pela cidade. Se o carro é um item indispensável para a família, pense na possibilidade de conceder caronas solidárias que possam contribuir com os gastos de manutenção e combustível do veículo. Pode ser para vizinhos, colegas de trabalho que moram próximos, por exemplo. Sem contar os aplicativos de celular que já conectam pessoas que estão com o mesmo destino na rota. Essa é uma forma bastante inteligente de amenizar suas despesas rotineiras com transporte.

Viu como eliminar os supérfluos pode ser fácil? Seguir essas dicas do post e eliminar alguns gastos extras do seu orçamento familiar pode ser a solução que você precisa para conseguir comprar o seu primeiro apartamento com mais tranquilidade. O importante mesmo é encontrar alternativas para trazer um respiro na hora de pagar as prestações do seu novo imóvel.

Gostou deste post? Leia mais conteúdos como esse no nosso blog e nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Assine nossa newsletter

Recebemos seus dados com sucesso 🤗
Oops! Something went wrong while submitting the form.